Jornalista Geraldo Junior do Programa SEM LIMITES

 

Odilon de Oliveira

É o terceiro dos oito filhos de Expedito João de Oliveira e Domercília Teixeira Leite, um casal de lavradores analfabetos que vivenciaram a fome e a miséria em uma das regiões mais pobres do sertão pernambucano. Retirante da seca. Migrou junto com a família para o estado de Mato Grosso devido a um programa estadual de colonização, em 1953. Após enfrentarem longa viagem num transporte conhecido como "pau-de-arara”, estabeleceram-se num assentamento no município de Jaciara, onde cada família adquiriu um pequeno lote de terra.

Trabalhou na roça desde os cinco anos de idade, tendo sido alfabetizado em casa por um amigo da família. Concluiu o ensino fundamental em uma escola de educandários em 1965 e o ensino médio em 1972, á aos 23 anos, em um colégio público do município. No ano seguinte, ingressou no curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sendo o primeiro de sua família a frequentar o ensino superior. 

Em seguida, mudou-se para Campo Grande, onde passou a morar numa antiga pensão para estudantes e garantir a sua sobrevivência trabalhando como professor primário em Sidrolândia, a 70km de distância da capital de Mato Grosso do Sul. Todos os dias, percorria as duas cidades de ônibus, numa estrada sem asfalto. Para custear a faculdade particular, recebia um desconto da mensalidade a título de bolsa, e o restante era financiado via crédito educativo. 

Formou-se em 1978, aos 29 anos, e passou a prestar concursos públicos. Foi procurador autárquico federal de 1979 a 1981, promotor de justiça de 1981 a 1982, juiz de direito de 1982 a 1986, e juiz federal de 1987 a 2017.

Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público. essas são algumas das funções do bacharel em Direito 

Qual o propósito da vida segundo o Odilon de Oliveira?

Essa palavra significa finalidade ou intuito. Uma pessoa com propósito é aquela que tem um objetivo de vida e pretende alcançar algo. Então, podemos definir “propósito de vida” como uma intenção ou projeto para a vida. Isto é, ter um propósito envolve descobrir o que você ama e que lhe faz feliz.

Assista a entrevista na integra e exclusivamente Ederson José Engler e Geraldo Junior Duarte no vídeo abaixo



Deixe seu Comentário